Relaxando em Salento: um destaque da região do café da Colômbia

como amantes do café, foi um acéfalo que Salento na região de Quindío, na Colômbia, deveria ser firmemente plantado em nosso itinerário colombiano. Depois de uma semana na movimentada cidade de Medellín, estávamos prontos para alguma paz e tranquilidade nas montanhas, e Salento parecia ter atingido a marca!

Little Salento quieto se sentiu ótimo depois da movimentada cidade de Medellin
Esta foi a nossa primeira viagem de ônibus na Colômbia e, felizmente, foi positivo. Nosso microônibus parou na estação e pulamos. Os assentos eram de couro, havia espaço de pernas suficientes para alguém de um metro e meio de altura e havia plug-ins em todos os assentos! Esse passeio de ônibus realmente custou apenas 42.000 pesos (US $ 13) por uma viagem de 6,5 horas?

Nosso microônibus luxuoso se afastou e não estávamos temendo o passeio até Salento.

Nós zigamos e zagamos pelas montanhas, ao lado de um rio correndo e aproveitamos a paisagem deslumbrante. Assim que chegamos ao “terminal” (também conhecido como lado da estrada) em Salento, as chuvas chegaram. Juntamente com outros dois mochileiros da Suécia e da Holanda, esperamos sob um toldo antes de enfrentar a caminhada até a praça principal.

Lindo salento quando o sol saiu
O modo de transporte comum em Salento são “Willys”, que geralmente são jipes compartilhados. Encontramos um vermelho brilhante, e nós quatro pulamos nas costas. Nós batemos e saltamos ao longo das estradas de terra em direção a La Serrana, a fazenda que virou hostel em que todos estávamos hospedados.

Nota: vou adorar sobre esse albergue, mas não fomos pagos para dizer nada sobre isso e não conseguimos a estadia de graça! Pagamos por nossas 7 noites como qualquer indivíduo? Você pode ler nossa revisão aqui.

Um Willy na praça principal de Salento
A Mãe Natureza estava do nosso lado. Assim que encontramos a recepcionista e entregamos nossos passaportes, as nuvens começaram a se separar e vimos a fazenda pelo que era genuinamente: o paraíso. O albergue foi colocado em uma montanha e estava cercado por montanhas ainda mais altas, com a névoa pendurada no vale abaixo.

Havia vacas, cães, pássaros e quantidades ilimitadas de árvores. Este lugar foi excepcionalmente pacífico e, assim que a equipe abriu a porta do nosso quarto duplo privado com vistas para lareira e montanha, sabíamos que fizemos a escolha ideal ao decidir passar uma semana aqui.

A vista da nossa cama! Uma ótima maneira de acordar todas as manhãs?
O albergue era o lugar mais o mais para conhecer viajantes com idéias semelhantes e aproveitamos muitas noites sentadas na área comum conversando sobre uma garrafa de vinho e saindo para jantares e tejo (um jogo colombiano padrão jogado com pó e metal discos).

Sair com novos amigos da Suécia e da Holanda
Diretamente ao lado do albergue havia uma estrada de terra que levou a algumas das fazendas de café da região. Em vez de contratar um jipe, optamos por caminhar e ter prazer ao ar fresco enquanto a chuva afastou. Cerca de 30 minutos depois, chegamos à fazenda Ocaso e nos juntamos ao pequeno grupo para aprender sobre o processo de cultivo, colheita e fabricação de café. Fomos colocados para trabalhar e coletamos algumas bagas das plantas – vermelho e amarelo, indicando que estavam prontas para serem colhidas, verde se não estivessem.

Collecting berries from the coffee plant
The whole process was very interesting, yet depressing at the same time. The people who pick the berries from the plant earn 500 pesos ($0.16) / kilogram and they can do about 100 kg / day, which indicates they can earn $16 / day for their hard work.

The women who sort through the “good” coffee beans vs. the “bad” ones, earn 5,000 pesos ($1.63) per 70 kilogram sac of beans. They can fill 4 sacs in a day, indicating they can potentially earn $6.50 for their work.

Hearing these figures made us really appreciate each cup of coffee we’ve had since.

Enjoying a cup of coffee at La Serrana Hostel – look at that view!
Salento itself is a quaint, colourful, colonial town. and as with a lot of Spanish cities and towns, there is one main plaza with a church! There’s a pedestrian street with a few boutique clothing shops, lots of cafes and some (very good) restaurants. We climbed up the 200 colourful cement stairs at the east end of town to the Alto e la Cruz, El Mirador (viewpoint) and were rewarded with views over rooftops and to the mountains beyond.

The walk up the 200 steps was worth it for the view over Salento
This is where we met up with Carlos and Andres, two people from Bogotá who had cycled to Salento over the course of 4 days. They asked us if we had tried patacones yet, and when they heard we hadn’t, they immediately invited us to join them for lunch.Mmmm, patackes são deliciosos! Uma obrigação.
Tanto a companhia de nossos novos amigos e o prato de banana frito, achatado com queijo e muitos molhos eram fantásticos. Andres e Carlos insistiram que nós os chamamos quando chegamos em Bogotá alguns dias depois, e nós trocamos detalhes de contato antes de se separar.

Nossa principal razão para viajar para esta área da Colômbia era caminhar a Valle de Cocora, que é uma caminhada que mostra a palmeira de cera – a árvore nacional excepcionalmente alta da Colômbia. Com os chuveiros de chuva em and off, as condições para a Trek não eram ideais. Os caminhantes retornaram ao albergue coberto de lama e reclamando de não ser capaz de ver as vistas (um casal ainda se perdeu!).

Bela cachoeira na caminhada Valle de Cocora

Felizmente para nós, tivemos 8 dias em Salento e no dia 5, acordamos ao céu azul brilhante! Este foi o dia para fazer a caminhada. Encontramos até a trilha em um jipe ​​compartilhado e puxei nosso “mapa”, que era apenas algumas instruções manuscritas do nosso albergue. Nós escolhemos fazer o loop completo, que nos teria subindo 1000 metros e levaria cerca de 5,5 horas.

Whoo hooo! Vamos fazer caminhadas

Nós não estávamos nem na “estrela” da caminhada ainda e já estávamos admirando a natureza que nos rodeava. O ar era fresco e nítido, o chão estava quase seco e os pontos turísticos foram excelentes. Nós cruzamos muito mais de 5 pontes de suspensão de madeira e passados ​​por algumas cachoeiras antes de iniciar nossa subida íngreme.

As pontes de suspensão eram muito frágilas, boas que não eram tão altas!

Nós bufamos e tufamos e paramos algumas vezes para recuperar a respiração. Na verdade era uma escalada difícil e passamos muitos caminhantes sentados para dar uma pausa. Uma vez no topo da estreita colina, chegamos a “La Montaña”, que é uma casa a 2.860 metros usando vistas expansivas do vale e para uma montanha imponente.

Este Vista já era um destaque da caminhada, mas o melhor ainda estava por vir.

Apreciando as belas vistas do Valle de Cocora
Depois de descer por cerca de 15 minutos, chegamos a um banco com 2 cavalos ao lado dele. O cenário deste banco não poderia ter sido muito mais perfeito! Nós nos sentamos lá e esperamos por um caminhante para tirar a nossa foto – era bom demais para passar.

As melhores vistas de bancada de todos os tempos!
Finalmente, para o final da Trek, os vimos. Gigantesco, palmeiras estreitas espalhadas no chão do vale. Eles eram tão surreais olhando e pareciam completamente fora de lugar, mas lá estavam lá! Essas árvores eram diferentes de qualquer um que já vimos.

Depois de enfardar nas palmas das caixas desenhos animados, nós caminhamos o trecho final para os jipes para nos levar de volta a Salento. O Valle de Cocora foi uma aventura que nunca esqueceremos.

Leia mais: Caminhadas do Valle de Cocora: Um guia de instruções para os viajantes

Os outros viajantes vieram e foram durante a nossa estadia de 7 noites em La Serrana, um monte de que desejava ter muito mais tempo para gastar no ambiente tranquilo que o albergue e a área circundante forneciam. Somos tão gratos que, embora pudéssemos viajar para um ritmo mais rápido, nós dois gostamos de pisar devagar e realmente tentar digerir os destinos que visitamos.

O melhor final para o dia em La Serrana em Salento

Poderíamos ter ficado muito mais tempo em Salento, mas tomamos uma decisão de puxar nossas raízes e fazer o nosso caminho para a cidade grande de Bogotá, a capital da Colômbia.

Isenção de responsabilidade: Nenhuma parte da nossa estadia, comida ou atividades em Salento foram patrocinadas. Nós pagamos o nosso próprio caminho, assim como você?

Confira nosso vídeo de Salento!

Notas do viajante:

Reserve o seu microônibus de Medellín para Salento no balcão ocidental de Flota # 13 na estação por dia com antecedência. Os ônibus correm às 9:00 da manhã, às 11:00 e às 13:00 e são 21.000 pesos (US $ 13) cada.

“Willys” da cidade a La Serrana Hostel são 6.000 pesos (US $ 2) cada, não importa como muita gente.

Coma no Brunch, Betagown, El Rincon de Lucy, Restaurante Aqui Me Quedo e Luciernaga.

La Serrana é o melhor albergue que já ficamos (não recebemos uma estadia de cortesia, e não nos pagamos para dizer isso!), Nós amamos. Eles têm uma grande variedade de quartos que vão desde dormitórios para 30.000 policial / noite (US $ 10),Para o nosso quarto que era um quarto king com casa de banho privativa e lareira para 135.000 / noite (US $ 44). Você também pode acampar aqui. Um grande café da manhã está incluído, a equipe é muito simpática e eles têm jantares e fogueiras noturnas.

Um willy da praça principal até a trilha do Valle de Cocora custa 3.600 policial / pessoa (US $ 1,17).

Recomendamos fazer o loop mais longo do Valle de Cocora, em vez de apenas uma caminhada rápida para ver as principais palmas das palmas e retornar da mesma maneira.

Como este post? Fixá-lo!

Disclaimer: Cabras na estrada é um associado da Amazon e também um afiliado para alguns outros varejistas. Isso indica que ganhamos comissões se você clicar em links no nosso blog e compra desses varejistas.